Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Estrelas


Estrelas no Universo
    As estrelas são enormes corpos celestes - entidades gasosas com uma variedade de massas, tamanhos e temperaturas.

    Estima-se que existam 100 bilhões de estrelas no Universo! Há milhares de anos, o homem tem identificado e colocado nomes em constelações estelares.

    O Sol é o astro mais próximo da Terra, o único visível durante o dia e parece um grande e redondo disco no céu. As outras estrelas estão tão longe de nós que só cintilam no céu à noite.

    Esse brilho é causado pela distância que estão de nós e pelo efeito da atmosfera no nosso planeta.


  • O Sol

Sol
    O Sol é o maior objeto do Sistema Solar e é mais de 1 milhão de vezes maior do que a Terra.

    É um astro comum, um entre tantos na galáxia. Ele é formado por 70% de hidrogênio, 28% de hélio e 2% de metais. A fusão nuclear é a responsável pela produção de energia que o faz brilhar com tanta intensidade.

    A temperatura da sua superfície é de 5.500 °C, e a do seu núcleo, de 14.000.000 °C! O Sol está na metade do seu ciclo de vida. Mas não precisamos nos preocupar, pois ele ainda vai continuar a brilhar por mais 5.000 milhões de anos.


  • Sirius


Sirius, também chamada Estrela do Cão
    Sirius é conhecida como a Estrela do Cão porque está localizada na constelação Canis Major (Cão Maior).

    Está a 8,7 anos-luz da Terra e só podemos vê-la porque é a maior e a mais brilhante no céu.

    Sirius é duas vezes maior e vinte vezes mais brilhante do que o Sol, podendo ser vista em qualquer lugar do planeta Terra. É uma estrela binária, o que significa que tem uma companheira - estão juntas pela gravidade. A outra estrela, Sirius B, é também conhecida como “The Pup” (“Filhote de Cachorro”).



  • Canopus

Canopus, considerada a maior estrela do Sul
    Canopus (Alpha Carinae) é a estrela mais brilhante ao sul da constelação de Carina.

    Acredita-se que seu nome foi dado em homenagem ao comandante da nau que partiu com o exército grego para a batalha em Tróia.

    Antes da era espacial, era difícil calcular a distância de Canopus. Originalmente, acreditava-se que estava há 1.200 anos-luz da Terra. Atualmente sabe-se que é a estrela mais poderosa numa área de 700 anos-luz.

   Ela é uma estrela supergigante, 15.000 vezes mais brilhante do que o Sol e a segunda mais brilhante no céu. Seu brilho branco-amarelado poderia ser visto mais cintilante se ela não estivesse há 310 anos-luz de distância do nosso Sistema Solar!



  • Alpha Centauri

Alpha Centauri
    Há 4,4 anos-luz de distância, o Alpha Centauri é o sistema estelar mais próximo do nosso Sistema Solar.

    É formado por três estrelas, e a Proxima Centauri, a mais próxima da Terra, é a menos brilhante de todas. Alpha Centauri A e B são estrelas binárias, separadas por uma distância 23 vezes maior do que a distância entre a Terra e o Sol.

    Alpha Centauri A, também conhecida como Rigil Kentaurus, é a estrela mais brilhante da constelação de Centaurus e a quarta estrela mais brilhante no céu noturno.

    O Alpha Centauri só pode ser visto da Terra no hemisfério Sul.



  • Arcturus

Arcturus, a mais brilhante estrela do hemisfério Norte.

    Arcturus é a estrela mais brilhante no hemisfério Norte. Embora emita 180 vezes mais energia do que o Sol, ela parece somente 110 vezes mais brilhante, pois grande parte da luz que emana é infravermelha e invisível ao olho humano.

    Arcturus está a 37 anos-luz de distância de nós e poderia ser uma estrela binária, mas sua companheira é vinte vezes menos brilhante e muito difícil de ser vista.

    Arcturus possui o mesmo nome do antigo grego Arktouros, que significa “guardião do urso”, porque é a estrela mais brilhante próxima às Ursas Maior e Menor.



  • Outras Estrelas

    Vega está classificada como uma estrela próxima, mas ainda está a 25 anos-luz de distância!

    Ao lado de Arcturus e Sirius, é uma das estrelas mais brilhantes do Sistema Solar.

    Capella, Rigel e Betelgeuse são, respectivamente, a sexta, a sétima e a décima estrelas mais brilhantes no céu. Mas no hemisfério Norte, Capella é a quarta mais brilhante.

    Rigel está há aproximadamente 800 anos-luz de distância da Terra e brilha 40.000 vezes mais do que o Sol! E Betelgeuse, conhecida como gigante vermelho, está localizada na constelação Orion.

5 comentários:

  1. Parabéns ao Criador, que na sua infinita sabedoria nos presenteou com tamanha beleza.
    Salmos 8:3 "Contemplo dos teus céus, obra das tuas mãos, a lua e as estrelas que preparastes..."

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!!!
    se ao invés das pessoas perderem seu tempo vendo o que não presta, e se interessassem mais pelo o que é importante, não ouviriamos tantas besteiras.

    ResponderExcluir
  4. na verdade 100 bilhões de estrelas é encontrada só na nossa galáxia.Sendo que existem mais de 100 bilhões de galaxias já encontrada pelo homem.100bilhões vezes 100 bilhões.

    ResponderExcluir